A necessidade de construir uma subestação de média tensão está diretamente relacionada com a potência instalada do cliente. Consumidores com demanda maior que 75 kW, de acordo com as RNs (Resoluções Normativas) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), devem ser alimentados pela concessionária em tensão primária. Desse modo, grandes consumidores de energia elétrica, tais como indústrias, hospitais, supermercados, propriedades rurais, entre outras instalações com demanda maior que 75 kW, devem possuir sua própria subestação de média tensão.
Seguem abaixo fotos de uma subestação de média tensão de 225 kVA em uma propriedade rural, com medição ao tempo e transformador ao poste, classe 15 kV, projetada e executada pela Starter.
Figura 1–Projeto da subestação de média tensão de 225 kVA, para aprovação na concessionária de energia.
Figura 2 – Execução da obra: instalação do transformador em poste tronco cônico de 12m/1000 daN.
Figura 3 – Execução da obra: estrutura da rede de média tensão com isoladores poliméricos, para raios poliméricos classe 15 kV e chaves fusíveis classe 15 kV, 100 A, elo 12K.
Figura 4 – Execução da obra: subestação de 225 kVA, classe 15 kV, com transformador ao poste e caixa de medição ao tempo.
Figura 5 – Execução da obra: Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT), com disjuntor geral de 350 A e banco de capacitores automático para correção do fator de potência.
Figura 6 – Após execução da rede de média tensão e inspeção técnica pela concessionária de energia, obra finalizada.